segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Segunda sem carne 09/02


Tire a carne do prato pelo menos 1 vez por semana e descubra novos sabores.

"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)



Udon com Abóbora, Pepinos e Rabanete

Ingredientes:

500 gramas de abóbora madura (pesada sem casca)
1 pepino japonês grande ou 2 pequenos (ou use o pepino comum e descasque-o antes de usar)
2 ou 3 colheres de azeite
250 gramas de udon (ou espaguete)
3 rabanetes pequenos
2 colheres de sopa de gergelim cru
½ copo de cebolinha picada
½ copo de salsinha bem picada
60 ml de vinagre de arroz (ou vinagre de vinho branco)
120 ml de óleo de girassol
2 colheres de sopa de açúcar
Sal e pimenta do reino




Preparo:

Preaqueça o forno a 200 graus. Forre um tabuleiro pequeno com papel manteiga. Pique a abóbora em pedaços pequenos. Misture com o azeite e tempere com uma boa pitada de sal. Misture tudo bem e disponha os cubos de abóbora no tabuleiro preparado, tomando cuidado para os pedaços ficarem em uma só camada. Leve ao forno até eles assarem e estarem ligeiramente caramelizados: isso pode levar de 45 min. até 1 hora dependendo do frescor da abóbora. Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto isso, pique o pepino em fatias medias. Não as faça muito finas pois ele amolece rápido e queremos o pepino com textura. Ponha os pepinos numa peneira, salpique de sal e misture delicadamente. Deixe escorrer em cima de uma tigela por 30 minutos pelo menos. Ponha uma panela grande de agua salgada para ferver. Quando estiver fervendo, ponha o udon e cozinhe por 6 a 7 minutos (ou o que estiver especificado na embalagem). Quando estiver pronto, escorra imediatamente e deixe escorrer agua fria por cima para cessar o cozimento. reserve.
Corte os rabanetes em fatias bem finas. Eu usei o fatiador do processador de alimentos. Toste as sementes de gergelim numa panela ou frigideira pequena, mexendo a panela de vez em quando. Não desgrude o olho da panela pois o gergelim queima rápido. Assim que você começar a sentir o perfume do gergelim, retire do fogo.
Junte o udon frio com as abóboras assadas, o pepino, o rabanete e as sementes de gergelim. Adicione a cebolinha picada e a salsinha. Separadamente, misture numa vasilha o vinagre de arroz com o açúcar e sal. Misture até dissolver o açúcar. Adicione então o óleo de girassol e entorne tudo na salda. Misture com cuidado e sirva fresco.





Fonte: Simplesmente Delicia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...